Tipografia
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Convidamos todos Associados e Sindicalizado a comparecer na C.A.S.A, na próxima segunda-feira dia 08/05, horário 08:00 as 10:00 e das 14:00 às 16:30, para fazer uma Avaliação antropométrica.

Avaliação antropométrica – O que é e porque fazer?

Quando começamos a fazer alguma atividade física é comum falarem sobre a realização de uma “Avaliação Antropométrica” conhecida também como avaliação física, mas você sabe direito o que é isso? E para que serve?

Dentro da avaliação física temos outra chamada de avaliação antropométrica, um método de investigação utilizado pelos nutricionistas que é baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global.

Os parâmetros mais utilizados para a avaliação antropométrica são as medidas primárias (utilizadas isoladamente), como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências e as medidas secundárias (combinadas) como Índice de Massa Corporal (IMC), peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros.

Entenda como funciona a avaliação antropométrica:
Umas das formas e a mais utilizada para mensuração de percentual de gordura é através das dobras cutâneas, essas nos dão um valor aproximado da composição corporal a partir da avaliação da espessura em milímetros, e para tal procedimento, utiliza-se o adipômetro, também chamado de compasso de dobras cutâneas.

As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, antebraço, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.

As circunferências informam a presença de gordura corporal e analisam os padrõesavaliação física corporal de distribuição dessa gordura. As circunferências que podem ser mensuradas são: pescoço, tórax, cintura, abdômen, quadril, coxa, panturrilha, braço, antebraço e punho.

A relação das circunferências da cintura e do quadril (C/Q) pode ser usada para identificação do risco de doença cardiovascular.

O IMC é obtido a partir do peso de um indivíduo dividido por sua estatura ao quadrado. O IMC juntamente com outras variáveis, como por exemplo a circunferência da cintura, permite a identificação de risco de doenças cardiovasculares e analisam os padrões de distribuição da gordura corporal.

A utilização de cada método dependerá das características do indivíduo (atletas, não atletas, pessoas com patologias, crianças, adolescentes, etc) e poderá ser utilizado mais de um método para que elas se completem e auxiliem para uma avaliação adequada.

A avaliação antropométrica é aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional.

Faça a sua avaliação e acompanhe sua composição corporal (massa magra, gordura) e busque sempre uma vida saudável para ter um corpo saudável!