terça-feira, 28 de novembro de 2017

Vereador Odécio Carneiro é policial federal

Em um país de muitos políticos corruptos, vereador de Fortaleza dá exemplo de que o Brasil tem jeito. Odécio Carneiro (Solidariedade), policial federal e evangélico, é o único parlamentar do Ceará que devolve 100% da verba destinada ao desempenho parlamentar (SDP) e metade da verba de pessoal do gabinete 22. Neste primeiro ano de sua gestão, deixou nos cofres da Câmara Municipal de Fortaleza mais de meio milhão de reais.

Em seu primeiro ano de gestão, o parlamentar tem tido cuidado especial com a administração do dinheiro público. Já economizou para os cofres da CMFort precisamente R$ 548.020, com o chamado Sistema de Desempenho Parlamentar e com verba de pessoal. O SDP – antigo VDP - é destinado ao custeio geral das atividades parlamentares.

“Usar esta verba é um privilégio que não quero ter. Pode até ser legal, mas é imoral. É uma questão de ética, de moral. Não estou gastando dinheiro com aquilo que não concordo”, justificou.

Assim, o vereador usa dinheiro do seu próprio bolso para o seu desempenho na CMFort com alimentação, combustível, telefone, publicidade, passagens aéreas, aluguel de veículos, entre outros. A economia também é feita com a verba de pessoal. Ele usa apenas 50% do que tem direito, mantendo oito assessores (o mínimo), embora possa contratar 22, com teto máximo de R$ 33.500, mensais.

“Mesmo não usando esta verba, me considero um vereador atuante, com vários projetos apresentados, tanto na área de combate à corrupção como na área social”, finalizou.

O currículo de Odécio Carneiro é respeitável: policial federal, bacharel em direito e pós graduado em gestão de segurança pública e defesa pessoal. Na CMFort é membro da comissão de Segurança Pública e da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte.

Fonte: Flavio Pinto News