Chapa União e Luta vence eleição para a Diretoria Executiva da FENAPEF

Nesta terça-feira, 15, a Comissão Eleitoral Nacional encerrou a apuração das urnas para o pleito que elegeu a nova Diretoria Executiva da FENAPEF para o triênio 2016/2018.
 
A Comissão Eleitoral Nacional homologou o resultado das eleições da FENAPEF declarando como vencedora a Chapa 02 – União e Luta, com 3192 votos válidos. A Chapa 01 – Sindicalismo de Verdade, obteve 1009 votos. Foram computados ainda, 17 em branco, 293 nulos e 229 impugnados.  
 
Dos 12481 eleitores aptos a votar, 4839 compareceram às urnas, totalizando 38,77% dos eleitores legitimados, conforme o artigo 39 do Regimento Eleitoral:
 
Art. 39 - As eleições da FENAPEF somente serão válidas se obtido o seguinte quórum mínimo de comparecimento:
I - na eleição para a Diretoria Executiva, um terço dos eleitores credenciados pela Comissão Nacional Eleitoral;
 
O Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, João Bosco, avalia que a maior dificuldade encontrada foi cumprir todo o Regimento Eleitoral, que, em sua avalição, precisa ser reformado. “Apesar das dificuldades, podemos considerar a eleição satisfatória. Os membros da Comissão primaram pela transparência e lisura na condução de todo o pleito”, completa.
 
As urnas dos estados de Pernambuco e Paraíba, exceto a cidade de Patos, foram anuladas devido a incoerências detectadas durante as apurações. No caso de Pernambuco foi protocolado um pedido assinado pelas duas Chapas, e acatado pela Comissão, solicitando a sua anulação, devido ao processo extremamente confuso e atas inconsistentes que impossibilitaram a tomada de medidas por parte da Comissão Nacional.
 
Já no caso da Paraíba, foram constatados diversos votos por parte de pensionistas, o que não é permitido pelo Regimento Eleitoral. A Comissão Nacional emitiu avisos anteriores, por meio de comunicados e videoconferência, de que os (as) mesmos (as) não poderiam participar do processo eleitoral.  
 
O atual Presidente da FENAPEF, Jones Leal, explica que o pleito foi democrático, apesar de alguns contratempos que aconteceram nos bastidores. “Fico feliz com o resultado das eleições e desejo sorte à nova diretoria. Sei que serão sábios nesse mandato, tomando as decisões que mais beneficiarão a categoria”.
 
A partir dessa publicação, 16/12/2015, qualquer recurso deverá ser encaminhado ao presidente da Comissão Eleitoral Nacional, conforme Regimento Eleitoral.
 
 
Veja a composição da Chapa 02 - União e Luta:
 
Presidente: Luís Antônio de Araújo Boudens (MG)
Vice-presidente: Flávio Werneck Meneguelli (DF)
Secretário-Geral: Francisco Lião Carneiro Neto (BA)
Diretor Financeiro: Cristovão Luiz de Oliveira Silva (BA)
Diretor Jurídico: Adair Ferreira dos Santos (GO)
Diretor Parlamentar: Marcus Firme dos Reis (ES)
Diretor de Comunicação: Magne Cristine Cabral da Silva (PE)
Diretor de Estratégia Sindical: Júlio César Nunes dos Santos (RS)
Diretor de Relações do Trabalho: Jorge Luiz Ribeiro Caldas Da Silva (MS)
Diretor de Seguridade Social: Francisco Sérgio Bezerra Pinheiro (RN)
 
Diretores Adjuntos:
Luiz Carlos Cavalcante (RJ)
Fernando Augusto Vicentine (PR)
José Cláudio Camelo Timbó (CE)
Francisco Torres de Moraes Filho (PB)
Jorge Antônio da Silva (RO)