Caros Sindicalizados,

A aprovação do PLN 05/2014 em 17/12/14, concluiu uma etapa de ações que vem sendo desenvolvidas pelas entidades representativas dos cargos de Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, com o objetivo de viabilizar melhorias para estes cargos. Vários setores, tanto sindicalistas, quanto políticos e administrativos, estão envidando esforços no sentido de possibilitar o pagamento do retroativo salarial decorrente do acordo ainda neste mês, bem como incluir os 12% na folha de pagamento do mês de dezembro. As possibilidades são as melhores possíveis e com brevidade daremos maiores informações sobre os avanços dessas iniciativas.

A Diretoria do SINPOF/CE entende que a conquista do Nível Superior em lei foi o grande marco dessa primeira etapa de lutas. Há que se avançar agora em busca de conquistas mais efetivas e mais consistentes, a fim de implementar um plano de cargos e salários dignos da representatividade que tem a Instituição Polícia Federal em face da sociedade brasileira e de seu papel constitucional de resguardar o patrimônio nacional.

O Grupo de Trabalho -GT realizado pela Federação e o Governo, cujo resultado final se deu em 30/11/2014, produziu um elaborado estudo da importância dos cargos operacionais da Polícia Federal, demonstrando a complexidade de suas atribuições, bem como uma minuta de Medida Provisória que propõe uma Restruturação nas atribuições gerais de todos os cargos Policiais Federais, acompanhado de uma tabela de recomposição salarial para os cargos EPA's.

A Diretoria do SINPOF/CE aguarda com expectativa a resposta do Governo Federal a este trabalho, pois observa que já há uma crescente mobilização de outros setores do funcionalismo público pleiteando por melhorias já a partir de 2015. O compromisso do Governo com a nossa entidade representativa maior, leia-se FENAPEF, era que após a conclusão do GT, que perdurou por um período de 150 dias, seria encaminhado um Projeto ou Medida normativa atendendo os pleitos dos cargos operacionais da Carreira Policial Federal.

Permaneceremos atentos aos resultados dos avanços dessas negociações (GT), somando forças com a Federação e com os demais Sindicatos dos Policiais Federais, sem entretanto perder de foco nossa missão institucional de lutar por melhorias efetivas e concretas para os sindicalizados do SINPOF/CE. As ações que essa Diretoria adotará no decorrer desse processo serão sempre focadas na construção de propostas viáveis e consistentes, que reconheça e resguarde a importância e a dignidade dos Policiais Federais lotados no Estado do Ceará.

A DIRETORIA.