Comunicado sobre negociações entre o Governo Federal e a Federação Nacional dos Policiais Federais

A Diretoria do Sindicato dos Policiais Federais do Estado Ceará informa aos seus sindicalizados que o prazo para encerramento das negociações entre o Governo Federal e a Federação Nacional dos Policiais Federais encerra-se no próximo dia 30/11/14.

Há um Grupo de Trabalho em andamento que produziu um extenso e detalhado relatório, onde foi demonstrado a importância e a complexidade das atividades desenvolvidas por Agentes, Escrivães e Papiloscopistas Policiais Federais.

Recentemente foi reconhecido a esses cargos, em lei, a condição de Cargos de Nível Superior. Em face dessa nova realidade, a Diretoria do SINPOF/CE entende ser urgente a edição de uma normatização formalizando as atribuições complexas exercidas por esses cargos, bem como uma tabela de subsídios compatível com essas atribuições e com a importância institucional desses cargos dentro da Carreira Policial Federal.

A Diretoria do Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Ceará aguarda com expectativa a conclusão das negociações entre a Federação e o Governo, com a esperança e a certeza de que, finalmente, os gestores públicos irão priorizar esses importantes servidores com um plano de cargos e salários à altura da importância estratégica que a Polícia Federal tem para a sociedade brasileira, lembrando que a Instituição tem uma Carreira composta por cinco cargos policiais e que esse processo de valorização e reconhecimento deve abranger a todos.

Entendemos que as últimas ações normativas do Governo Federal, ratificadas pelo Congresso Nacional, sedimentou uma situação que era pauta de luta dos representantes dos delegados federais e que há proposta de emenda constitucional em andamento que contempla pleitos históricos dos peritos criminais. Esses fatos nos levam a alertar aos gestores públicos que o momento é propício para o desenvolvimento de políticas de valorização dos cargos operacionais da Polícia Federal, e que os Escrivães, Papiloscopistas e Agentes da Instituição estão prontos para atender aos anseios da sociedade brasileira em ter uma Polícia Federal forte e eficiente no combate aos crimes, em especial o de corrupção, que assolam nosso país e que destroem os valores morais e o patrimônio da nossa Nação. Mas para que isso aconteça é preciso que essas políticas de valorização sejam consubstanciadas, urgentemente, em um projeto de Reestruturação dos cargos da Carreira Policial que efetivamente enfrentam o crime, colocando em risco, diariamente, seu bem maior que é a própria vida.

A DIRETORIA.