NOTA FINAL DA DIRETORIA DO SINPOF


Caros Sindicalizados,
 
Estamos encerrando a nossa gestão à frente do SINPOF/CE. Foram três anos de intensas lutas por melhorias estruturais, tanto no aspecto funcional quanto sindical. Assumimos a Direção do SINPOF para logo em seguida conduzir uma longa greve de 70 (setenta) dias, que se desdobrou em diversos movimentos paredistas, tendo sempre como objetivo possibilitar conquistas concretas em prol dos nossos sindicalizados.
No decorrer de todo o processo de negociação que vinha ocorrendo em prol da Reestruturação da Carreira Policial Federal, o SINPOF/CE conduziu, de maneira inédita, uma negociação entre todas as entidades representativas dos cargos policiais, além da Administração local do DPF, que redundou em uma proposta de reestruturação consensual, onde todos os cargos eram valorizados e reconhecidos. Infelizmente, por questões políticas, a Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF inviabilizou a continuação dessas negociações, apostado em outra linha de ação, cujo resultado final foi desastroso para os cargos de Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, pois os delegados federais acabaram por conseguir muito mais do que estava previsto na proposta negociada no Ceará e os demais cargos ficaram praticamente de mãos vazias, pois a única vitória efetiva que houve em todo esse processo foi o reconhecimento do nível superior para nossos cargos, uma das bandeiras de luta importante encampada pelo Sindicato do Ceará.
 
Paralela a essas ações, iniciamos um trabalho de melhorias estruturais em prol dos sindicalizados. Realizamos uma ampla reforma na sede do Sindicato, que hoje é digna dos nossos sindicalizados. Contratamos um escritório jurídico de primeira linha, onde nossos representados eram atendidos por 05 (cinco) advogados, inclusive com um plantão jurídico semanal, para atendimento em tempo real aos sindicalizados. Implantamos também o atendimento psicológico, com duas psicólogas, sendo que uma atende exclusivamente aos sindicalizados aposentados na realização de exames para renovação de porte de armas. A outra psicóloga se dedica à assistência psicológica aos sindicalizados e seus familiares. Contratamos uma nutricionista, que vem acompanhando dezenas de sindicalizados e parentes na orientação de uma alimentação melhor, para uma melhor qualidade de vida. Esse mesmo tipo de assistência estava em via de ser implementado em Juazeiro do Norte, com a construção da nova sede, que estava apenas dependendo da autorização da ASPOFECE para o início das obras, mas que lamentavelmente não tivemos tempo de concluir.
 
Implantamos ainda um sistema inédito de prestação de contas, onde todas as despesas do Sindicato foram disponibilizadas, via internet, aos sindicalizados. Todas as notas fiscais, todos os recibos, cheques, créditos e débitos da Instituição foram digitalizados e colocados à disposição de todos. Transparência com responsabilidade, esse foi o lema que nos conduziu nessa importante jornada à frente do Sindicato dos Policiais Federais do Ceará.
 
Construímos contatos políticos importantes, onde senadores e deputados abriram seus gabinetes para nos receberem. Foram tão importantes essas alianças, que dois dos atuais Senadores da República declararam, em vídeos, apoio à nossa causa, além dos Deputados parceiros. Tudo isso foi construído com um único objetivo: um futuro melhor para nossos sindicalizados e seus familiares.
 
Atualmente, a Diretoria estava envolvida em um processo de negociação pela Reestruturação dos nossos cargos junto ao Ministério da Justiça e à Direção Geral do Departamento de Polícia Federal, inclusive realizando reuniões com o Ministro e o Diretor Geral, sempre com o objetivo de contribuir com a Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, da qual somos parte atuante. O fruto dessa negociação foi consubstanciado em uma minuta de Medida Provisória que foi encaminhada à FENAPEF, ao MJ e ao DG. Acreditamos que se for levada em consideração o que lá foi proposto, haverá grandes avanços para os policiais federais não delegados, inclusive com garantias contra futuras perdas.
 
No decorrer de nossa Administração, fomos injustamente acusados de semearmos a discórdia, mas na verdade nossas ações sempre foram pautadas pela ética e pela moralidade. Se realizamos enfrentamentos, o fizemos por entender que algo precisava ser mudado e que as circunstâncias exigiam ações nesse sentido. Nosso objetivo sempre foi construir pontes e não levantar muros. Não há arrependimentos, apenas orgulho de temos feito o melhor em prol de todos, dentro de nossas possibilidades. Parafraseando as Escrituras sagradas, é com muito orgulho que declaramos: “Combatemos o bom combate, guardamos a Fé”.
 
Fizemos o melhor em prol de todos, com transparência, honestidade, retidão e fidelidade. Acreditamos que os frutos da nossa luta serão colhidos em breve. Certamente melhorias virão graças às sementes que foram semeadas por todos nós que fizemos o SINPOF/CE nesses últimos três anos.
 
Obrigado a todos pelo apoio. Desejamos que a nova Diretoria tenha êxito em sua jornada e que cada um possa contribuir com o melhor de si em prol de todos.
 
Um grande e fraterno abraço.
 
A DIRETORIA