Macapá/AP - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (28/11) a Operação Rapina, para desarticular associação criminosa que operava esquema de saques fraudulentos de precatórios da Justiça Federal no Amapá.
Policiais Federais dão cumprimento a cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá/AP e Barcarena/PA.
O inquérito policial teve início com notícia crime enviada pela Caixa Econômica Federal (CEF), que comunicou a ocorrência de duas fraudes envolvendo pagamentos de precatórios judiciais.
De acordo com as investigações, foi constatado que os saques fraudulentos eram efetuados mediante a falsificação de procurações expedidas todas de um único cartório situado em Barcarena/PA.
Os investigados responderão, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documento público, uso de documento falso, falso reconhecimento de firma ou letra e associação criminosa. Se condenados, poderão cumprir pena de até 21 anos de reclusão.
A palavra rapina tem sua origem no latim e significa raptar; aquela que pega e leva consigo.