Volta Redonda/RJ - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16/10), em Volta Redonda/RJ, a Operação Síderos, com o objetivo de combater o tráfico de drogas.
Estão sendo cumpridos 59 mandados de busca e apreensão e 57 mandados de prisão preventiva expedidos pela 2ªVara Criminal em Volta Redonda/RJ. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro participa das ações.
As investigações foram iniciadas a partir de elementos coletados na fase final da denominada Operação Camará, deflagrada pela PF no segundo semestre de 2017, também no combate a crimes ligados ao tráfico de entorpecentes. Os dados indicaram a existência de ramificações da quadrilha investigada no município de Resende/RJ e na capital fluminense.
Apurou-se que os investigados remetiam valores da chamada caixinha para o munícipio de Resende, onde é baseada a liderança sul fluminense de um grupo criminoso que operava vinculado à importante facção criminosa de tráfico de drogas e de armas no Estado do Rio de Janeiro. No decorrer das investigações, a PF verificou que o alcance territorial da atuação do grupo incluía diversos bairros do referido munícipio estendendo-se para as localidades de Divisa, Belmonte, Jardim Belmonte, Retiro, Água Limpa e Siderlândia.
A identificação do fluxo dos carregamentos de drogas demonstrou que esses eram enviados, juntamente com armamentos, a partir do sul do estado para a capital fluminense. As provas obtidas pela PF foram robustecidas com diversas apreensões de drogas, armas e munições efetuadas por forças estaduais no decorrer dos últimos meses. Verificou-se também que, entre as práticas do grupo, estava o uso de menores para atuar no tráfico de drogas.
Os presos responderão, na medida de suas participações, sobretudo pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, dentre outros.
Vale lembrar que no decorrer da investigação foram elucidados dois homicídios praticados em Resende e em Volta Redonda por membros da organização criminosa.
O nome da operação, SÍDEROS, é uma referência à principal área de atuação de traficantes de drogas – Siderlância, localidade do munícipio de Resende/RJ
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro