Caruaru/PE - A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União, deflagrou na manhã de hoje (28/3) a Operação Pescaria II para desarticular associação criminosa especializada na prática de fraudes em processos licitatórios no município de Agrestina/PE.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 24ª Vara da Justiça Federal. A ação do dia de hoje foi resultado da análise dos materiais apreendidos em cumprimento de mandados judiciais na primeira fase, deflagrada em 21 de fevereiro.
Esta segunda fase da operação conta com a participação de 50 (cinquenta) Policiais Federais, além de servidores da CGU, nas cidades de Agrestina/PE, Garanhuns/PE e Brejão/PE, Panelas/PE, Jurema/PE.
Segundo as investigações, as licitações destinadas à contratação de obras públicas (unidades básicas de saúde) custeadas com recursos do Ministério da Saúde eram fraudadas por meio da realização de atos destinados à prévia escolha de determinada empresa “de fachada” pertencente a um dos integrantes do esquema, sem capacidade técnico-operacional, restando a execução das obras públicas a terceiro desqualificado, também integrante do esquema.
O grupo também é investigado pela prática de atos de ocultação e dissimulação dos recursos envolvidos nas fraudes. A investigação teve início em novembro de 2018 e os crimes sob apuração são os de Fraude à Licitação, Associação Criminosa, Falsidade Ideológica, Peculato e Lavagem de Dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 46 anos de reclusão, além do pagamento de multas.
Coletiva de imprensa será concedida às 11h na Delegacia de Polícia Federal em Caruaru/PE onde serão repassados todos os detalhes da operação.