Guarulhos/SP – A PF, em conjunto com a Receita Federal prendeu, na segunda-feira (15), quatro pessoas transportando drogas para a região nordeste do país e continente africano. Foram duas ações distintas realizadas no porão de bagagens e junto aos balcões de check-in do Aeroporto Internacional de São Paulo.
Na primeira ação, realizada por servidores da Receita Federal munidos do equipamento de raio-x móvel, que permite o escaneamento de diversas bagagens simultaneamente, foram identificadas cinco malas com conteúdo suspeito. As malas eram provenientes de voo que chegou de Santa Catarina e tinham como destino final a cidade de João Pessoa, na Paraíba. Os proprietários das malas, uma mulher e dois homens, todos com 23 anos, foram localizados no interior da aeronave. Eles foram detidos e conduzidos à PF para que suas malas fossem periciadas. Dentro das quatro malas, pertencentes aos homens, os peritos federais identificaram mais de 62 kg de maconha, embaladas na forma de tijolos e, na mala da mulher, de forma similar, foram encontrados mais de 16 kg da mesma droga. Os suspeitos receberam voz de prisão por tráfico interestadual de drogas.
Na outra ação, policiais federais, que fiscalizavam os passageiros junto aos balcões de check-in de voo com destino a Addis Ababa, na Etiópia, selecionaram uma passageira para inspeção das bagagens e entrevista. Dentro da mala, que seria despachada, foram encontrados quatro volumes, ocultos em camisas masculinas, contendo 4 kg de cocaína. A mulher, uma brasileira de 32 anos, recebeu voz de prisão por tráfico internacional de drogas.
Os presos serão apresentados à Justiça Federal.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos