PF erradica 348 mil pés de maconha no sertão pernambucano

Salgueiro/PE - A Polícia Federal vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. Tais medidas têm como objetivo reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano.

A Operação Facheiro III, que ocorreu entre os dias 15 a 24 de julho, contou com um efetivo de mais de 40 policiais entre federais e militares. Os policiais trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais e contou com o apoio de duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal (CAOP) e uma aeronave do Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (BAvOp), botes infláveis, além de uma ambulância do Exército, com apoio dos Bombeiros, para realização de pronto atendimento em caso de emergência.

Foram destruídos aproximadamente 348 mil pés de maconha, 144 plantios, 425 mil mudas da planta e apreendidos 765 kg de maconha pronta para o consumo. Os plantios foram localizados pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco e na Região de Orocó/PE, Cabrobó/PE, Belém do São Francisco/PE e Santa Maria da Boa Vista/PE, bem como em áreas de caatinga em Salgueiro/PE, Carnaubeira da Penha/PE, Serra Talhada/PE, Betânia/PE, Parnamirim/PE, Ibó/PE e Floresta/PE.

As operações consecutivas a Polícia Federal contribuem significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga não só em Pernambuco como também em outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência.

Facheiro é uma planta da família das cactáceas e chega a atingir até dez metros de altura com ramificação verde-escuro e bastante espinhos, comum nas caatingas dos estados do nordeste.

Fonte: Comunicação Federal da Polícia Federal em Pernambuco