Guarulhos/SP - A Polícia Federal prendeu, em ações distintas realizadas nesta quarta-feira (15/5), 10 passageiros de voos internacionais com drogas nas bagagens, no Aeroporto Internacional de São Paulo.
Quase 30 Kg de cocaína foram apreendidos com passageiros que embarcariam em voo com destino a Zurique, na Suiça, e escala em Lisboa, Portugal. Policiais federais que fiscalizavam as bagagens despachadas pelos passageiros, com o auxílio do raio-x, separaram 3 grandes malas pretas que apresentavam conteúdo incomum.
Após a realização de diligências, as proprietárias das malas foram localizadas junto ao portão de embarque: duas mulheres que acompanhavam uma criança. Elas foram conduzidas à sede policial, onde foram realizados os exames periciais que identificaram quase 23 Kg de cocaína oculta em fundos falsos e dentro de embalagens adulteradas de diversos produtos cosméticos. As mulheres, de 28 e 25 anos de idade, naturais no Paraná, receberam voz de prisão por tráfico internacional de drogas e a criança (de 6 anos de idade) foi entregue ao Conselho Tutelar.
Momentos após essa prisão, outra equipe de policiais suspeitou de um casal que aparentava certo nervosismo na fila do check-in deste mesmo voo. Eles foram entrevistados separadamente, e as informações que prestaram eram muito divergentes. Os suspeitos, ambos brasileiros nascidos em Roraima, ele com 30 e ela com 28 anos de idade, foram conduzidos a uma sala reservada para passarem por busca pessoal e revista das bagagens.
Os policiais desconfiaram do peso das malas vazias e fizeram um pequeno furo de onde verteu um pó com características da droga cocaína. Os suspeitos, conduzidos à delegacia, receberam voz de prisão após os peritos federais identificarem a substância suspeita, pouco mais de 5 Kg encontrada em fundos falsos de duas malas, como cocaína.
Em outra ação, realizada por servidores da Receita Federal, que fiscalizavam os passageiros de voo proveniente de Lisboa, Portugal, foi presa uma brasileira de 28 anos de idade com 5 Kg de metanfetamina. A droga foi localizada em fundos falsos da mala da passageira.
Já em voo com destino ao continente africano, outra equipe de policiais federais prendeu, em ações distintas, cinco passageiros. Com três mulheres, duas brasileiras e uma venezuelana, foram apreendidos quase 6 Kg de drogas, encontrados pelos policiais durante a revista, ocultos dentro de livro infantil e de 3 pastas executivas. Dois homens, um nacional de Serra Leoa e outro da Nigéria, que ingressou no país beneficiado pela Lei do Refúgio, ocultavam, dentro de 3 pastas executivas e 9 latas de doces, mais de 11 Kg de cocaína.
Os presos serão encaminhados aos presídios estaduais onde permanecerão à disposição da Justiça.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos