Santa Cruz do Sul/RS – A Polícia Federal prendeu em flagrante hoje (20/8) dois homens por lavagem dinheiro, após serem flagrados transportando 115 mil reais sem comprovação de origem. Esse foi o terceiro caso de prisão em flagrante efetivado pela Polícia Federal no Rio Grande do Sul.
Os dois homens foram apresentados após abordagem policial na rodovia BR- 386, em Bom Retiro do Sul, nessa quarta-feira (19/08). Na ação, foram localizados os valores, que estavam escondidos no porta-luvas e no banco traseiro de um veículo.
Diligências indicaram que um dos homens havia sido preso recentemente na região metropolitana de Porto Alegre por contrabando de cigarros. O outro indivíduo já havia sido abordado em outras oportunidades com valores em espécie.
O transporte de valores não configura crime, mas sim, quando não há comprovação da origem, a suspeita da obtenção por alguma prática ilícita. Há necessidade da atuação investigativa para a comprovação de crimes antecedentes que deram origem ao recurso ilícito, o que torna a prisão em flagrante pelo ato de transportar dinheiro em espécie um fato novo no ambiente jurídico.
As prisões em flagrante foram homologadas pela Justiça Federal. A Polícia Federal representou pela prisão preventiva dos envolvidos, que foram indiciados e encaminhados ao sistema penitenciário.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul