Em trabalho conjunto, PF e Receita Federal deflagram Operação The Wall 2 e Operação Intrusão para investigar casos de tráfico de drogas nos portos catarinenses.
Itajaí/SC - A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou hoje (6/10) as operações THE WALL 2 e INTRUSÃO, ambas com o objetivo de combater o tráfico internacional de cocaína através dos portos de Santa Catarina.
Estão sendo cumpridos, na data de hoje, no âmbito das duas operações, 2 mandados de prisão preventiva, 1 mandado de prisão temporária e 8 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Itajaí, Navegantes e Xaxim/SC. Participam da deflagração da operação 40 policiais federais e 4 servidores da Receita Federal do Brasil.
A operação The Wall 2 teve início com a apreensão de 935 kg de cocaína no Porto de Itajaí em janeiro/2020. A droga estava escondida em uma carga de argamassa com destino à Bélgica. Durante a investigação foram encontrados indícios da participação da trading responsável pela exportação e também da empresa de logística contratada para entrega da carga lícita no porto, ambas sediadas em Itajaí/SC.
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas empresas e nas residências de sócios e de funcionários diretamente envolvidos na prática delitiva. A operação recebeu esse nome porque um dos suspeitos já havia sido investigado na Operação The Wall, deflagrada em 27 de agosto de 2019.
Já a operação Intrusão tem por objetivo desarticular as atividades criminosas de motoristas de caminhão e funcionários portuários que, utilizando-se da facilidade de acesso aos portos de Itajaí/SC e Navegantes/SC, realizaram a tentativa de exportação de aproximadamente 1,5 tonelada de cocaína, entre 2018 e 2020.
Nos autos dos inquéritos policiais em andamento para completa apuração dos fatos, os investigados poderão ser indiciados nas penas dos artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/06.
Será realizada uma entrevista coletiva na Delegacia de Polícia Federal em Itajaí/SC às 10h (Rua Lauro Müller, 73 – Centro – Itajaí/SC).
Para ingresso no prédio, deverão ser seguidas as normas sanitárias vigentes, assim como o necessário distanciamento social.