Italiano teve prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, mas está foragido. Extradição foi assinada pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira.
A Polícia Federal (PF) divulgou neste domingo (16) retratos com possíveis disfarces que o italiano Cesare Battisti poderia utilizar para se esconder.
Nas simulações elaboradas pela PF, o italiano aparece com barba, bigode, óculos escuros, diferentes tipos de chapéu e até com a cabeça raspada.
O italiano teve a prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo tribunal Federal (STF) Luiz Fux na quinta-feira (13). O ministro revogou uma liminar (decisão provisória) que impedia a extradição de Battisti até que o Supremo voltasse a analisar o caso e mandou prendê-lo.
A defesa de Battisti recorreu da decisão, pedindo que Fux reconsiderasse ou levasse a discussão ao plenário da Suprema Corte. O ministro ainda náo decidiu sobre este novo pedido.
Um dia depois, na sexta-feira, o presidente Michel Temer assinou o decreto de extradição do italiano.
Battisti é considerado foragido pela PF. O nome do italiano já está na lista de procurados pelo Brasil e pela Interpol, a polícia internacional.
Ele é acusado de ter cometido os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Cesare Battisti foi condenado por quatro homicídios na Itália na década de 1970 (leia detalhes mais abaixo).
À espera da prisão e, consequente, extradição de Battisti, o governo italiano já enviou ao Brasil uma aeronave militar para levá-lo de volta para a Itália. O avião está no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Três agentes italianos também vieram ao Brasil para fazer a escolta de Battisti para o país europeu no momento em que ele for capturado pela Polícia Federal.
Fonte: g1.globo.com