Polícia Federal pede esclarecimentos à Prefeitura do Recife sobre compras de R$ 15 milhões para combate ao coronavírus

A Polícia Federal (PF) pediu, nesta sexta-feira (22), que a Secretaria de Saúde do Recife apresente documentações relativas a compras de máscaras cirúrgicas, toucas, aventais descartáveis e cama hospitalar a uma empresa de nome não informado, após dispensa de licitação que supera, segundo a PF, R$ 15 milhões.

O pedido foi feito por meio de ofício, segundo a corporação.

“Segundo levantamentos preliminares da Controladoria-Geral da União, o valor licitado é aproximadamente 53 vezes maior que o Capital Social da empresa contratada gerando, assim, dúvidas quanto à capacidade operacional de arcar com o contrato firmado”, afirma a PF, em nota.

Policiais federais também fizeram diligências na sede da empresa, de nome não revelado. Segundo a PF, o objetivo foi “verificar o efetivo de funcionamento e a regularidade da entrega dos bens adquiridos”.

Veja a nota de esclarecimento da PCR,nesta tarde
A Secretaria de Saúde do Recife informa que não houve qualquer tipo de operação da Polícia Federal na sede da Prefeitura. A PF protocolou ofício, na manhã de hoje, solicitando informações sobre o combate à covid-19.

Em relação às informações solicitadas pela Polícia Federal, a secretaria esclarece que os contratos de fornecimento de camas, máscaras, aventais e toucas com a empresa Delta Med cumprem toda legislação e que os preços praticados estão de acordo com o mercado.

A empresa está fazendo as entregas conforme cronograma pactuado. As informações serão enviadas no prazo estabelecido no pedido de informações. Antes mesmo de receber o ofício, a Prefeitura já havia enviado desde abril, por decisão própria, os processos para o Tribunal de Contas do Estado, assim como está fazendo com todos os processos de aquisição da covid-19.

Fonte: blogs.ne10.uol.com.br