Nota de esclarecimento

A Diretoria do Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Ceará – SINPOF/CE, vem a público esclarecer à sociedade e declarar o seu apoio aos Agentes de Polícia Federal envolvidos em uma operação coordenada pela Delegacia de Repreensão a Entorpecentes – DRE/SR/DPF/CE, ocorrida na data de 13 de maio de 2015, onde foram presas pessoas investigadas por suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas.

Na ação, os policiais federais, atuando em conformidade com os princípios legais vigentes, em um ato de legítima defesa, revidaram a uma agressão injusta e inesperada de tiros disparados por um transeunte, posteriormente identificado como sendo o Policial Militar Higor Kalleb Pereira. No momento da ação, os policias federais estavam efetuando uma abordagem de suspeitos, quando Higor Kalleb aproximou-se atirando diversas vezes contra os Agentes Federais. Importante frisar que o Policial Militar estava à paisana, trajando bermuda e usando um capacete de motoqueiro e que os tiros disparados pelo mesmo colocaram em risco a vida dos policiais e de diversos clientes e funcionários do posto de combustíveis onde estava ocorrendo as prisões. Após realizar os tiros contra os Agentes Federais, o mesmo evadiu-se em direção à Faculdade FIC, localizada na Avenida Senador Fernandes Távora, sendo perseguido pelos policiais federais, quando então foi baleando no braço, o que possibilitou o desarme do mesmo.

O Sindicato ressalta que os Agentes Federais usaram dos meios legais disponíveis para conter a agressão, na medida da necessidade imposta pelas circunstâncias, uma vez que até aquele momento não haviam disparado um único tiro. Contida a ofensiva, deram voz de prisão ao agressor e imediatamente solicitaram o socorro médico.

Informamos que o SINPOF/CE está prestado todo o apoio necessário aos seus representados, acompanhando com seu corpo jurídico o desenrolar da ocorrência, ciente de que os fatos decorrentes da ação do Policial Militar estão sendo investigados pelas autoridades competentes.

Ressaltamos, por fim, que esta ação não compromete o bom relacionamento e a cooperação existentes entre as Instituições policiais envolvidas, nem o corpo de seus servidores, homens e mulheres íntegros e responsáveis pela defesa e bem estar dos cidadãos brasileiros, que continuarão atuando firmemente em prol do bem comum e do fortalecimento das normas e dos valores morais que regem a nossa sociedade.

A DIRETORIA