Fortaleza/CE – A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (11/09), mais uma fase da Operação Arquivo Proibido, com o objetivo de combater a posse, divulgação de imagens e/ou vídeos de pornografia infantojuvenil pela internet.
Policiais federais cumpriram um mandado de busca, na capital cearense. A ordem judicial foi expedida pela Justiça Federal do Ceará. Não houve prisão.
No local da busca, foram apreendidos diversos materiais de informática que serão encaminhados à Perícia Criminal da Polícia Federal, para análise do conteúdo das informações. A ação de hoje pode resultar em novas diligências, após análise do material apreendido.
As investigações são oriundas de inquéritos instaurados pela PF e conduzidas pelo Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos (GRCC). São utilizadas técnicas especiais de inteligência no combate aos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, que prevê penas de reclusão que variam de 1 a 6 anos.
No dia 20 de agosto deste ano, policiais federais, ao cumprirem um mandado de busca e apreensão em Fortaleza, no âmbito da Operação Arquivo Proibido, prenderam um homem de 25 anos em flagrante no momento em que transmitia imagens de crianças e adolescentes em cenas de abuso e exploração sexual.