Polícia Federal investiga tentativa de homicídio em conflito indígena em Erebango

Agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão em Erebango e Tenente Portela. Polícia afirma que grupo de antigo cacique foi expulso da aldeia após casos de violência em dezembro de 2020.

A Polícia Federal realiza, nesta quarta-feira (30), uma operação que investiga crimes em conflitos indígenas no Rio Grande do Sul. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em uma aldeia e na zona urbana de Erebango, no Norte do estado, e em uma terra indígena na cidade de Tenente Portela, na Região Noroeste.

De acordo com a PF, grupos indígenas rivais entraram em conflito entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2020 em Erebango. O problema seria motivado por divergências na gestão de recursos por parte do então cacique.

O grupo ligado ao cacique foi expulso da aldeia, afirma a investigação. Enquanto o outro grupo passou a controlar a reserva. Além de depredações patrimoniais e lesões leves, o conflito resultou no ferimento de um indígena por arma de fogo, atingido na perna.

O inquérito apura os crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, ameaças e lesões corporais.

Os mandados são para recolher armas e obter provas dos crimes investigados, além da identificação dos autores e envolvidos nas ocorrências.

Ao todo, 40 agentes da PF atuam na operação. Os policiais contam com o apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), totalizando 140 agentes nas ruas.

Fonte: g1.globo.com