Projeto Karatê promovido pelo Prof. Severiano aos colegas da SR/CE

{gallery}karate{/gallery}

O projeto Karatê, ministrado pelo Prof. Severiano aos colegas desta SR/CE, é uma extensão da ANP, que atualmente é uma Escola de Artes Marciais. 

O exame de faixa dos colegas e convidado Nonato, são registrados e valido para todos os fins, inclusive participar de curso ou campeonatos, se bem que esta não é a nossa intenção.

Tenho o Karatê como modo de vida, e através de sua disciplina sempre tentando melhorar como pessoa e fazer um mundo melhor, e por consequência a melhora da saúde, bem como um instrumento de defesa pessoal, que para nos policiais é sempre bom.

Os colegas Odyr, Nasion e convidado Nonato, passaram no exame para faixa amarela. O colega Orlando, levei este para fazer o exame para faixa roxa e também para participar de um curso de atualização das técnicas de Karatê, ministrado diretamente de um dos conselheiros de um escola de Karatê do Japão, que consideramos o berço do karatê, o Professor (shihan) Kiichi Hiraichi, 7 dan, da JKA do Japão (Kyoto), com 79 anos, mas com vitalidade de 30 anos, isto que que sempre falo aos colegas.

O curso foi nos dias 29 a 31/08. Tiveram participantes de vários estados: Ceará, Distrito federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, Paraná e Nova Iorque/USA (prof. Edna, primeira faixa preta do Brasil e atualmente ensina Karatê e Capoeira nos estados unidos).

Chamamos estes encontros de GASSHUKU, que geralmente você fica treinando o dia todo, tendo vários tipos de aulas, inclusive didáticas para ensino entre outras, inclusive hospedado na ANP os três dias. Dormindo, comendo e respirando Karatê todos os dias.

O colega Orlando fez um excelente exame e uma participação ativa no curso, que nos deixa com muito orgulho, saber que um projeto que começou tão pequeno, já mostrou seus frutos. Como também o exame para faixa amarela, todos demonstraram entusiasmo e vontade e por fim falar um pouco do meu convidado Valderi, faixa preta 1 dan, que conquistou a pouco tempo, o mesmo começou a treinar karatê com 45 anos, e atualmente tem 75 anos.

Em suma excelente curso, e aos pouco iremos transmitir os ensinamentos do curso aos colegas que estão treinando Karatê. Esperamos agora adquirir um tatame para o completo e amplo treino para os colegas da SR/CE.

Palavras do prof. Roberto Severiano.